top of page

Produtos

Arandelas
Algumas de nossa peças

Uma luminária que deixa o ambiente mais belo e intimista, além de muito funcional, arandela é uma palavra de origem espanhola, e as primeiras tem seus primórdios no século 15,  “São luminárias que ficam presas a parede. No mercado, estão disponíveis vários modelos, destinados a diversos gostos e estilos. Podemos citar aquelas desenhadas por designers famosos, em forma de castiçal apoiando velas, em madeira ou em metal, como suporte de lâmpadas convencionais ou LEDs. Mas para não errar, a escolha de um modelo com linhas simples e de cores neutras não oferece riscos a nenhuma decoração”, ressaltam. As arandelas podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos. No interior, servem para enfatizar obras de arte ou algum outro elemento em destaque, criando um clima intimista, aconchegante, as vezes cenográfico. Podem ser colocadas em dormitórios, banheiros, locais de passagem conduzindo o trajeto, varandas, para iluminar de forma leve e despretensiosa. Também podem ser usadas em salas de jantar, home offices, espaços onde se necessita de uma iluminação principal e forte, porém, complementando o cálculo luminotécnico.

 

Além de muito funcionais do ponto de vista luminotécnico, as arandelas podem ser peças que deixam a casa mais bonita. Arandelas devem ser usadas em locais onde a luz não é protagonista. Portanto, não servem em locais onde a luz precisa ressaltar aquilo que se vê ou se come, mas funcionam em ambientes que precisam ser iluminados de forma leve. No caso de fachadas, devem ser usadas em locais de passagem, de forma a conduzir o trajeto. É importante verificar se o modelo escolhido pode tomar chuva e não estraga no tempo. Em banheiros e lavabos, devem ser usadas com moderação. A ideia é apenas iluminar a superfície onde fica a pia e deixar o ambiente agradável.

 

Para a maioria dos casos, a altura ideal de uma arandela é entre 2m e 2,2m para casas com pé-direito normal (entre 2,5m e 2,7m), mesma regra que vale para banheiros e lavabos, onde existem espelhos. Em dormitórios, elas são usadas como luz de cabeceira e devem ser fixadas a 1m ou 1,1m de altura, sobre criados-mudos. O segredo da boa iluminação está no modelo escolhido. Em lavabos e banheiros, por exemplo, peças com aberturas em cima e embaixo são as mais indicadas porque deixam a luz focada. Em dormitórios, a luz pode ser mais difusa. Para esse objetivo, a arandela deve ser de tecido e menos focal, ideal para leitura. O mesmo ocorre em salas de estar, onde o objetivo é iluminar o maior espaço possível. É bom ter cuidado com pares de arandelas ao lado de aparadores, onde não é necessário iluminar, complementa.  Luz de arandelas, exceto em alguns espaços como o lavabo, é complementar. Isto é, deve fazer parte de um projeto maior, integrado a outros itens. Cada atividade exige um tipo de luz diferente. Não é possível usar uma iluminação só para estudar, jantar, assistir TV ou dar uma festinha.

AR001

AR001

AR002

AR002

AR003

AR003

AR004

AR004

AR005

AR005

AR006

AR006

AR007

AR007

AR008

AR008

AR009

AR009

AR010

AR010

AR011

AR011

AR012

AR012

AR013

AR013

AR014

AR014

AR015

AR015

Galeria de Fotos
Endereço

Rua: Getúlio Vargas, 1204 - Centro

85010-280- Guarapuava - Pr


metalicaluz@metalicaluz.com.br

 

Tel: (42) 3623-8317

  • Wix Facebook page
  • Twitter Classic
  • Google+ App Icon
Mapa

© 2014 Metalicaluz Iluminação. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GB Soluções Inteligentes.

bottom of page